VACINA TETRAVIRAL - SCRV


Prevenção:

Previne as doenças: sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

É uma vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola, da caxumba e da varicela (catapora), lactose anidra, sorbitol, manitol, aminoácidos, traços de neomicina e água para injeção. Contém traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina.

Indicações:

A vacina SCR-V está recomendada para crianças e adolescentes dos 12 meses aos 12 anos de idade, em substituição às vacinas tríplice viral (SCR) e varicela, quando a aplicação destas duas for coincidente.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou a vacina SCR-V para a aplicação da segunda dose da vacina SCR e dose única da vacina varicela.

Doses:

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam, como rotina, aplicar duas doses, com intervalo mínimo de 3 meses entre elas, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses de idade.

Nas crianças até 12 anos de idade e não vacinados: 2 doses com intervalo de 1 mês.

Para ser considerado protegido, todo indivíduo dever ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade.

Contraindicações:

- Gestantes

- Pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação

- História de anafilaxia após dose anterior da vacina ou a algum componente.

A maioria das crianças com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina. Foi demonstrado, em muitos estudos, que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco insignificante de reações anafiláticas.

Eventos adversos:

- Gerais: a reação adversa mais comum é a febre (até 22%). Febre alta (> 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em até 15% dos vacinados.

Em 3% dos vacinados aparecem erupções na pele semelhantes às do sarampo. Esses sinais se instalam de cinco a 12 dias após a vacinação e desaparecem em poucos dias sem deixar sequelas.

- Locais: são bem raras (menos de 0,1%) e incluem ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo.